Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comandante

                                                         

Coronel de Engenharia MARCELO FLORENTINO BORLINA



Comandante do Colégio Militar de São Paulo

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do Colégio Militar de São Paulo, o Coronel de Engenharia Marcelo Florentino Borlina estava na função de Assessor Militar de Engenharia junto ao Exército do Senegal,em Dacar, sendo classificado no Comando Militar do Sudeste em 2024.

Incorporou nas fileiras do Exército Brasileiro em 13 de fevereiro de 1993, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas, São Paulo.

Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Engenharia em 29 de novembro de 1997, sendo classificado no 6° Batalhão de Engenharia de Construção, em Bos Vista, Roraima, onde desempenhou as funções de Comandante de Pelotão e de Comandante de Destacamento de Engenharia. Também serviu na Companhia de Comando do 1° Grupamento de Engenharia em João Pessoa, Paraíba, e no Centro de Capacitação Física do Exército, sediado no Rio de Janeiro.

Como Oficial Intermediário, em 2004, foi instrutor da Escola de Instrução Especializada e, em 2005, realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na ESAO, no Rio de Janeiro; foi Comandante de Companhia de Engenharia de Construção no 8º Batalhão de Engenharia de Construção, em Santarém, Pará.

Nos anos de 2007 e 2008, foi Monitor e Supervisor Internacional da Organização dos Estados Americanos (OEA) nos trabalhos de Desminagem Humanitária na Nicaragua, na América Central.

Ao retornar da missão humanitária, foi instrutor de engenharia na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais nos anos de 2009 e 2010, no Rio de Janeiro, e em 2011 e 2012, foi Comandante da Companhia de Comando do 1° Grupamento de Engenharia em João Pessoa, Paraíba.

Cursou a Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), no RIO DE JANEIRO, nos anos de 2013 e 2014.

Em 2015, foi Oficial de Logística da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, CORUMBÁ, MATO GROSSO DO SUL.

No ano de 2016, realizou o Curso de Estado-Maior na Escola Superior de Guerra do Exército Peruano em LIMA, PERÚ, e prosseguiu no ano de 2017 como instrutor daquela escola.

Nos anos de 2018 e 2019, foi adjunto do assessor de pessoal no Gabinete do Comandante do Exército, Brasília, Distrito Federal.

Comandou o 2º Batalhão de Engenharia de Construção em Teresina, Piauí, nos anos de 2020 e 2021.

Foi Chefe do Centro de Operações de Engenharia no 1º Grupamento de Engenharia no ano de 2022.

Ao longo de sua carreira, realizou diversos treinamentos, em destaque o Curso de Operações na Selva Categoria B, o Curso de Educação Física do Exército, o Estágio Básico de Montanha e o Estágio de Adaptação ao Pantanal.

O Coronel Borlina foi condecorado com a Ordem do Mérito Militar, Ordem do Mérito Judiciário Militar, Medalha Militar de Ouro; a Medalha Corpo de Tropa de Bronze; a Medalha do Pacificador; a Medalha Marechal Osório; o Distintivo de Comando Prateado e o Distintivo de Comando Dourado. Possui, ainda, a Medalha do Mérito Policial Militar do Estado do Piauí, Medalha Mérito Militar Soldado da Pátria da Nicarágua, Medalha ao Mérito do Exército Peruano e a Ordem Nacional do Mérito do Senegal.

Possui Pós-graduação em Fisiologia do Exercício e Avaliação Morfofuncional pela Universidade Gama Filho, é Tecnólogo em Processamento de Dados pela Associação Paraibana de Ensino Renovado; é Mestre em Operações Militares pela ESAO, Pós-graduado em Ciências Militares pela ECEME e Mestre em Ciências Militares pela Escola de Guerra Peruana.

 

 

Fim do conteúdo da página